segunda-feira, 2 de junho de 2008

VII. A minha história

A minha vida escolar iniciou-se na pré-primária, onde eu entrei com apenas três anos. Habituei-me logo às professoras e às crianças que lá andavam. Fiz novos amigos, entre outras coisas. O que eu mais gostei de fazer na pré-primária foram as visitas às outras escolas. Era sempre bom ver gente nova.

Passados três anos, entrei em novos ares. Mudei-me para o primeiro ano. A escola começou a fazer sentido na minha vida. Pensava que ia ser só brincar, mas enganei-me. Ia começar uma nova etapa e tinha de a superar. Lembro-me que gostava de chegar sempre a horas, gostava de estar com os meus colegas antes de entrarem para a sala, contar-lhe coisas novas dos episódios das novelas que tinha visto. A minha professora ( quer dizer professoras, porque nesse ano foram duas), chamava-se Manuela, era muito querida, gostava muito dela, mas ela teve de sair, porque estava com gravidez de risco e veio uma nova para a substituir. Chamava-se Sónia. Também era muito querida, falava connosco sobre tudo, alertava-nos muito para o futuro. No segundo ano, gostei da professora, porque não só era muito compreensiva connosco, mas também explicava tudo muito bem. Com ela, tirava sempre boas notas. Só mudei as minhas notas a partir do momento em que entrei para o 5º ano.

Mas continuando, no terceiro ano, a minha professora era um bocado má connosco, era muito grosseira e, por vezes, isso deixava-me assustada. Foi a mesma no 4º ano, mas teve de ser substituída, porque estava grávida. A que a veio substituir foi a melhor de todas as professoras e foi a minha preferida, foi a que mais gostei. Quando fui receber as notas finais, do 4º ano, comecei a chorar, porque ela disse-me que nunca me iria esquecer. Deu-me o contacto dela e o e-mail. Ainda hoje mantemos contacto, vamos falando, combinando encontros. É fácil vermo-nos, porque um familiar dela vive perto de mim.

Quando entrei para o 5º ano, foi um choque tive de me concentrar mais nas aulas, porque era diferente. Era sempre mau mudar de escola, era sempre chato, mudar de professores, amigos. Tive sorte, porque fiquei com a minha turma desde o 1º ano. Entraram cinco alunos novos e foi fácil habituarmo-nos a eles e à escola. As minhas notas começaram a baixar a algumas disciplinas, mas nunca reprovei. Passei sempre, nunca tirei nenhuma nega na pauta, até ao 7º ano. O sétimo ano, foi o ano que mais me custou, em termos de notas, comecei a tirar negativas na pauta, a matéria começou a complicar-se, mas esforcei-me e lá consegui.

Hoje, estou no 8º ano e continuo com negativas, digo sempre todos os anos que vai ser diferente, mas nunca consigo, por isso já nem vale a pena jurar que para o próximo será diferente, porque criar espectativas antes do tempo, já não é comigo.

Agora deixo a vida correr e vivo um dia de cada vez.

Sem comentários: